As empresas perceberam que é possível reduzir impactos ambientais com a logística reversa. A coleta e restituição dos produtos pós-consumo tem o intuito de melhorar o atendimento ao cliente, reduzir custos com a produção e melhorar o produto.

A coleta e restituição dos produtos pós-consumo para o setor empresarial se destacam no cenário atual com uma prática sustentável de preservação ambiental. Além de trazer benefícios econômicos a organização e melhoria na sua imagem perante os clientes e sociedade.

Confira sete dicas para reduzir impactos ambientais através da logística reversa dos resíduos!

Logística reversa – o que é e para serve?

Logística reversa é um novo modelo de gestão que leva em consideração a redução dos impactos ambientais, além das questões econômicas e sociais.

O modelo consiste em um conjunto de ações, estratégias e métodos para viabilizar a coleta e a restituição dos produtos pós-consumo ao setor empresarial. Desta forma os produtos são reaproveitados ou destinados de forma ambientalmente correta.

A logística reversa já é lei, exigida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mediante isso, as empresas devem cumprir  medidas para aplicar o sistema no gerenciamento de resíduos e livrar de sanções. 

Apesar da logística reversa ser regulamentada em 2017 pelo decreto nº 9177, muitas empresas não possuem um sistema de logística reversa estruturada. Esta negligência tem gerado significativas situações de ameaça ao meio ambiente. Além de trazer várias sanções pelo o seu não cumprimento.

Na maioria dos casos a logística reversa tem sido realizada por meio de acordos setoriais. Esses acordos são firmados entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Gradativamente o sistema de logística reversa está sendo implantado no país. 

Dicas para reduzir impactos ambientais com a logística reversa

Podemos citar sete dicas para reduzir impactos ambientais com a logística reversa. São elas:

1) Retorno do produto do seu ponto de consumo ao seu ponto de origem

O retorno do produto do seu ponto de consumo ao seu ponto de origem reduz os impactos ambientais, visto que esses receberam a destinação correta.

O objetivo principal da logística reversa é o de atender aos princípios do desenvolvimento sustentável, gerando uma produção limpa dentro da organização. Sendo assim, são organizados canais reversos de retorno dos resíduos para terem a melhor destinação.

2) Melhor reaproveitamento dos recursos através da reutilização dos resíduos

Através do planejamento, implantação e controle de fluxo de materiais, o retorno dos resíduos através da logística reversa permite que a organização desenvolva métodos de reutiliza-los em seus processos.

A reutilizaçãoé o uso de um produto por mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não. E tem se demonstrado uma oportunidade de bons negócios.

3) Melhor aproveitamento dos recursos através do reaproveitamento dos resíduos

Como retorno dos resíduos ao setor empresarial a organização desenvolve métodos para reaproveita-los em seus processos.

A logística reversa tem como objetivo: o reaproveitamento de materiais e transformação em produtos que irão retornar para a sociedade, reduzindo a necessidade de produção e extração de recursos naturais.

Os métodos de reaproveitamento que tem como objetivo reduzir à geração de resíduos parte do princípio que a redução do consumo de materiais é a forma mais eficiente de alcançar o objetivo de redução dos resíduos. Quando o consumo for inevitável, deve-se considerar o impacto envolvido na produção do que está sendo consumido e qual a melhor forma de reaproveitamento.

4) Melhor aproveitamento dos recursos através da reciclagem dos resíduos

Com retorno dos produtos pós-consumo é possível destina-los para a reciclagem.

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo. A técnica de reciclagem consiste na mudança do estado físico, físico-químico ou biológico do resíduo, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.

Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima. Com isso diminui a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Esses conjuntos de técnicas vão desde a separação do lixo por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.

Através da reciclagem reduzimos o consumo de recursos naturais, poupamos energia e água, diminuímos o volume de lixo e damos emprego a milhares de pessoas.

5) Geração de produtos mais eficientes

Com o retorno dos produtos as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas para reutilizar esses resíduos. Sendo assim, simplificam a reutilização e criam embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade.

6) Redução do consumo de energia

A utilização de logística reversa contribui para reduzir os impactos ambientais, pois possibilita economia de energia nos processos produtivos, já que os resíduos retornam à cadeia.

7) Segurança na destinação do produto após o uso

Através da logística reversa os resíduos recolhidos tem destinação especifica. Podem ser reaproveitados ou reutilizados no processo da organização ou encaminhados para outras empresas.

Como implantar a logística reversa?

A adoção de uma política de logística reversa na empresa promove múltiplos benefícios não só na organização, mas também para a sociedade, dentre os quais, podemos citar o reaproveitamento de recursos e também a melhoria da imagem corporativa.

A operação do sistema de logística reversa pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o sistema de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas especializadas neste tipo de serviço. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

Portanto, A logística reversa é importantíssima para a conservação ambiental. Trata-se de um instrumento que estimula a reflexão de distribuidores, importadores e fabricantes da importância do descarte correto de certos produtos. Além disso, é possível reduzir o impacto ambiental com a logística reversa, diminuir a geração de resíduos e incentivar o consumo sustentável.  

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *