logística reversa de vidros

A logística reversa de vidros é uma das mais vantajosas, uma vez que, dentre os resíduos recicláveis, o vidro possui maior potencial de retorno à cadeia produtiva e, portanto, seria uma boa oportunidade de negócios. Nesse caso, a  logística reversa de vidros  agrega valor ao produto, melhora a imagem da empresa e traz uma margem de lucro maior.

A logística reversa de vidros implementa sistemas de fluxo reverso dos resíduos de vidro. Através do sistema o manejo e a destinação final dos resíduos de vidro são operacionalizados e administrados. Confira quais as vantagens da logística reversa para sua empresa!

Logística reversa

A logística reversa, desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS se destaca como um dos instrumentos mais determinantes para garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos.

O sistema de logística reversa é um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos materiais após o consumo para as empresas fabricantes de tal produto.

Instituí-la colabora para que o meio ambiente seja poupado, diminuindo a poluição e os problemas causados pelo descarte incorreto dos resíduos. Além de ser uma obrigação legal, conforme a lei 12.305/2010, demonstra ser um importante diferencial competitivo para a empresa.

Empresas que possuem práticas sustentáveis em seus processos a considera como um instrumento de caráter econômico e social que permite a coleta de determinados resíduos para o setor empresarial. Possibilitando que esses materiais sejam reaproveitados no seu próprio ciclo produtivo ou outro.

Logística reversa de vidros: no que consiste ?

logística reversa de vidros

A logística reversa de vidros envolve a reintrodução do resíduo de vidro ao ciclo de produção como matéria-prima. Isto prolonga o ciclo de vida do produto permitindo assim que os resíduos de vidro só sejam descartados em último caso.

O processo de logística reversa de vidros abrange desde a etapa de recolhimento do consumidor final até sua reutilização. Ou seja, o sistema tem a função de coletar e processar os resíduos a fim de assegurar uma recuperação sustentável dos seus componentes.

A logística reversa de resíduos vidros é utilizada há muito tempo nas indústrias de bebidas, principalmente nas que utilizam as garrafas de vidro retornáveis, como a Coca Cola.

Como implantar a logística reversa de vidros?

logística reversa de vidros

A logística reversa de vidros inicia-se com a coleta dos resíduos nas empresas por terceiros. Esses terceiros são outras organizações que realizam a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

Basicamente, o sistema funciona da seguinte forma:

1) Consumidores levam os resíduos ao posto de coleta indicado ou encaminham para tratadores;

2) O material coletado e encaminhado para postos de beneficiamento;

3) Após serem entregues são classificados de acordo com a cor e tipo;

4) São limpos para retirar uma parte do material agregado ao material (exemplos, rótulos, argolas metálicas, tampas de plástico ou alumínio, etc.);

5)  E posteriormente destinados para reciclagem. Nesta fase pode ocorrer a trituração (quando necessário), fundição a temperaturas altíssimas (acima dos 1300°C) e modelagem para confecção de novas peças.

A decisão de qual a melhor maneira de dar a destinação aos resíduos é definida de acordo com o tipo de resíduo e tecnologias disponíveis para o seu tratamento. Observando sempre o ciclo de vida do produto.

Vantagens da logística reversa de vidros

logística reversa de vidros

A logística reversa de vidros contribui diretamente para a redução do consumo de matérias-primas virgens. A cada quilo de resíduo de vidro utilizado na produção de novos produtos é substituído o equivalente a 1,2 quilos de matérias-primas virgens. Isso demonstra ser uma economia significativa na aquisição de insumo, ou seja, com a logística reversa a empresa consegue reduzir o custo com compra de matéria prima.

Também favorece o aumento da vida útil de aterros sanitários, uma vez que o resíduo de vidro não é descartado nesses locais. Todavia, também, reduz o custo com o descarte final dos resíduos,

Além disso, tem potencial para gerar emprego e renda a catadores e empresários que atuam na reciclagem. E, consequentemente, gera renda para a organização que pode comercializar esses resíduos as recicladoras.

 A logística reversa de vidros se mostra muito vantajosa para ganhos econômicos e ambientais, além da melhoria da imagem da empresa frente a seus clientes.

Facilite a logística reversa com a VG Resíduos

logística reversa de vidros

A operação do sistema de logística reversa de vidros pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo ou mesmo por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o sistema de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos. Tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas especializadas neste tipo de serviço. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

Sendo assim, a logística reversa de vidros é importantíssima para a conservação ambiental. Trata-se de um instrumento que estimula a reflexão de distribuidores, importadores e fabricantes da importância da destinação correta dos resíduos de vidros. A logística reversa de vidros tem a finalidade de reduzir o consumo de recursos naturais, diminuir a geração de resíduos e incentivar o consumo sustentável.  Além disso, tem impacto positivo aos negócios da empresa, tornando a marca conhecida como uma organização ambientalmente responsável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como sua empresa pode lucrar com logística reversa de resíduos de vidros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *