empresas podem crescer até 40% ao ano com a logística reversa

As empresas podem crescer até 40% ao ano com a logística reversa. A logística reversa de resíduos, além de minimizar o descarte inadequado de produtos pós-consumo, gera crescimento para o negócio.

Apesar de muitos considerarem o processo de retorno de produtos pós-consumo como algo trabalhoso e sem ganho, as empresas que implementam o sistema de logística reversa eficaz podem colher vários benefícios. Entre eles o retorno financeiro com a venda desses resíduos para recicladoras.

O software VG Resíduos auxilia a organização na logística reversa contribuindo para o seu crescimento. Saiba mais!

Entendendo o sistema de logística reversa

empresas podem crescer até 40% ao ano com a logística reversa

Implantar um sistema de logística reversa demonstra que a empresa se preocupa com a preservação ambiental. Através da logística reversa os resíduos serão destinados de forma ambientalmente correta.

A logística reversa para muitos ainda é um conceito que está em construção. Mesmo já sendo regulamentada em 2017 pelo decreto nº 9177, muitas empresas não possuem um sistema de logística reversa estruturada.Esta negligência tem gerado significativas situações de ameaça ao meio ambiente. Além de trazer várias sanções pelo o seu não cumprimento.

A logística reversa cria obrigações e responsabilidades para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de certos produtos. Para cumprir a lei, são feitos acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.

Na prática, a logística reversa funciona da seguinte forma:

1) Consumidores levam os resíduos ao posto de coleta indicado pela empresa;

2) Os resíduos coletados podem ser encaminhados para a industria ou comercializados;

3) Após serem entregues aos fabricantes, os matérias são encaminhados a destinação mais apropriada. Podem ser enviados para reutilização, reciclagem, tratamento e descarte final.

A decisão de quais as melhores soluções inovadoras em logística reversa é definida de acordo com o tipo de resíduo e tecnologias disponíveis para o seu tratamento. Observando sempre o ciclo de vida do produto.

A conscientização dos consumidores de como proceder com os resíduos é fator determinante para o sucesso da logística reversa. Além disso, é necessário informar a eles que a empresa realiza a logística inversa dos produtos pós-consumo, pois todos os materiais que não servem mais ao consumo primário devem ser descartados da forma correta para evitar a contaminação ambiental.

Como empresas podem crescer até 40% ao ano com a logística reversa?

empresas podem crescer até 40% ao ano com a logística reversa

O sistema de logística reversa oferece diversas soluções para reduzir os gastos e melhorar o desempenho da cadeia produtiva. As empresas podem crescer até 40% ao ano com a logística reversa.

Mas como o sistema contribui para o crescimento do negócio?

Em relação à otimização do processo produtivo a empresa consegue monitorar o fluxo de produtos e materiais. Dessa forma a empresa desenvolve ações como a recuperação de produtos devolvidos e a reciclagem ou a reutilização dos materiais pós-consumo. A utilização desses materiais reduz o custo com a aquisição de matéria-prima e com a produção.

Em relação à gestão de fornecedores, o retorno do produto ou material oferece à empresa elementos para otimizar a relação com fornecedores, reduzindo custo com o estoque.

Já em relação aos clientes a empresa ganha com a fidelização e com o aumento de sua clientela, pois a imagem da empresa estará associada com uma marca que busca a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Esses são pontos substanciais em um mercado competitivo e mais preocupados com a otimização de recursos.  

Bons exemplos de crescimento com a logística reversa

empresas podem crescer até 40% ao ano com a logística reversa

Empresas que implementaram o sistema de logística reversa tem ganhado muito com os seus benefícios.

A empresa McDonald’s, por exemplo, através da logística reversa recupera e reutiliza o óleo usado em seus restaurantes. A organização coleta o óleo usado utilizando os próprios caminhões que levam os alimentos para suas filiais.  Esse óleo é enviado para análise, que atesta a qualidade do produto. Em seguida, o óleo aprovado é encaminhado para uma usina que o transforma em biocombustível. Esse biocombustível é utilizado para abastecer os próprios caminhões da empresa. Sendo assim, a empresa contribuiu com a preservação ambiental, pois não é utilizado combustível não renovável. Cumpri a lei ambiental e ganha com a economia de combustível.

A empresa HP é outro exemplo de organização que lucra com a logística reversa. A HP criou um programa no qual a coleta dos cartuchos e torners que já foram utilizados é agendada com o cliente. Esse material é reprocessado e reutilizado para a produção de novos produtos.

A Bridgestone, fabricante de pneus, recolhe os seus pneus no final de sua vida útil. Esse resíduo pode ser utilizado para produzir novos pneus e caso tenha perdido suas propriedades é utilizado para fabricação de solados de sapatos, borracha para vedação, peças de reposição para indústria automobilística e até em asfaltos.

Como operacionalizar um sistema de logística reversa?

A operação do sistema de logística reversa pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo ou mesmo por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o sistema de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas especializadas neste tipo de serviço ou no recebimento dos materiais para a destinação final ambientalmente correta. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

Sendo assim, as empresas podem crescer até 40% por ano com a logística reversa de resíduos. Os benefícios do sistema vão desde a economia com matéria prima até com a redução com o descarte final de resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *